Manifesto
A espera de um bebê é coberta por planos, questionamentos, amor, emoções e momentos únicos que são impossíveis de descrever.
Nas mães, o instinto de nidificação aflora e ganha espaço.
Na mente, os pais imaginam e idealizam o pequeno ou pequena em seus braços.
E, então, a hora de ouro chega, e começa a mágica e a contagem regressiva para conhecer esse pequeno ser vivo.
Em um estalar de dedos, o bebê recebe o oxigênio em seus pulmões, começa ali os seus primeiros suspiros, e em alguns instantes, o calor da mãe e do recém-nascido se encontram.
Ao reconhecer as batidas do coração da mãe e sentir a segurança transmitida, o bebê se sente calmo, estabilizando seus batimentos cardíacos e, com a mãe, vai aprendendo uma das mágicas da vida: a respiração.
Entidades se unem para conscientização sobre Asfixia Perinatal
Campanha “Setembro Verde Esperança”, idealizada pelo Instituto Protegendo Cérebros Salvando Futuros em parceria com diversas instituições do Brasil e no mundo.
A asfixia perinatal é condição grave decorrente a falta de oxigenação ao recém-nascido em momentos próximos nascimento. Representa a 3ª principal causa de morte (23%) neonatal no mundo inteiro! É a principal causa de lesão neurológica permanente em bebês nascidos a termo, em que grande parte pode ter o seu futuro comprometido por diversas sequelas neurológicas como paralisia cerebral, deficiência cognitiva, cegueira ou surdez.
Neste cenário, a doença apresenta um devastador impacto social e econômico. Importantes ações envolvendo a evolução no cuidado pré-natal, Programa de Reanimação Neonatal e Campanha Nascimento Seguro da Sociedade Brasileira de Pediatria tiveram importante impacto na prevenção da asfixia perinatal no Brasil.
Para sensibilizar seguidores já existentes e que apoiam a campanha e, visando alcançar novos seguidores, teremos como uma das nossas colunas de conteúdo, peças que buscam informar com qualidade e autoridade a sociedade, para que a mesma venha a propagar organicamente a mensagem do nosso movimento. Queremos provocar as entidades e instituições para se unirem à nossa ação de modo ativo, fortalecendo nossa rede de apoio e crescendo nossa comunidade.
A Asfixia Perinatal é uma condição grave que ocupa a terceira causa de morte de bebês logo após ao parto, representando 23% dos casos mundiais e é também a principal causa de lesão neurológica permanente. No Brasil, são dois bebês por hora que nascem com falta de oxigenação no cérebro. Esse impacto precisa ser sentido no setor público e privado para que venhamos estar em cada ponto de contato, comunicando a importância de serem instauradas políticas que visem diminuir os índices de mortalidade neonatal, em prol da conscientização dos riscos e do tratamento da Asfixia Perinatal.
Nossa comunicação trabalhará com uma linguagem leve, clara, direta e de fácil entendimento para que venhamos a ganhar mais apoiadores, mostrando assim, que juntos vamos longe e podemos mudar a jornada de vida de crianças e suas famílias.
Para que essa mensagem seja passada com potência, faremos postagens de depoimentos de mães, pais, médicos e de demais parceiros e apoiadores falando sobre histórias de transformação vividas direta ou indiretamente.
Essa campanha escolheu o Verde Esperança para conscientizar a população de que com tratamento adequado podemos minimizar o profundo impacto socioeconômico desta doença em nosso país.
Existem oportunidades de melhoria e muito trabalho de qualidade!
Há muito que pode ser feito em relação a prevenção, tratamento e acompanhamento desta população. Na última década, novas abordagens tiveram sua eficácia comprovada, mas após realizado o diagnóstico, estima-se que menos de 5% dos recém-nascidos asfixiados têm acesso ao tratamento e suporte mais adequado em nosso país.
Fatores relacionados à gestação, nascimento e período neonatal geralmente evitáveis por meio de cuidados integrados à saúde materno-infantil, podem mudar os resultados da vida dessas crianças e famílias.
Intervenções adequadas precisam ser elencadas e políticas públicas intersetoriais e de saúde específicas devem ser colocadas em prática e aprimoradas para reduzir as complicações do parto e nascimento.
Estamos muito honrados por termos a oportunidade de nos conectar para que possamos explicar o racional e objetivos da campanha Setembro Verde Esperança, Campanha Nacional de Conscientização sobre Asfixia Perinatal, segunda ou terceira principal causa de morte neonatal e principal causa de lesão neurológica em bebês nascidos a termo no mundo inteiro.
Parceria
Apoiadores da Campanha
Últimas notícias do Instituto
Mariana Aparecida – Hospital Municipal Tide Setubal
Relato dos pais de Mariana Aparecida, nascida no Hospital Municipal Tide Setubal em 20 de junho de 2024 Veja o vídeo no Youtube Ver mais notícias como esta na nossa página Imprensa
Empresa combina IA e Realidade Virtual para prevenir riscos neurológicos em recém-nascidos
Sistema da PBSF já é utilizado por 50 hospitais e maternidades da rede pública e privada no Brasil, que ajuda a detectar situações de riscos neurológicos em bebês antes dos sinais clínicos. Deixar o mundo melhor para as próximas gerações não é mais uma utopia e começa...
Campanha Setembro Verde Esperança alerta sobre asfixia perinatal
A abertura da Campanha Setembro Verde Esperança aconteceu nesta segunda-feira (2/9) na Câmara Municipal de São Paulo. Foram realizadas diversas palestras com especialistas sobre a prevenção da asfixia perinatal. O evento foi inserido no calendário oficial do município...