Quem respira a Vida, suspira aliviado!

Campanha nacional de conscientização sobre Asfixia Perinatal

Quem respira a Vida, suspira aliviado!

Campanha nacional de conscientização sobre Asfixia Perinatal

Manifesto

 

A espera de um bebê é coberta por planos, questionamentos, amor, emoções e momentos únicos que são impossíveis de descrever.

Nas mães, o instinto de nidificação aflora e ganha espaço.
Na mente, os pais imaginam e idealizam o pequeno ou pequena em seus braços.
E, então, a hora de ouro chega, e começa a mágica e a contagem regressiva para conhecer esse pequeno ser vivo.

Em um estalar de dedos, o bebê recebe o oxigênio em seus pulmões, começa ali os seus primeiros suspiros, e em alguns instantes, o calor da mãe e do recém-nascido se encontram.

Ao reconhecer as batidas do coração da mãe e sentir a segurança transmitida, o bebê se sente calmo, estabilizando seus batimentos cardíacos e, com a mãe, vai aprendendo uma das mágicas da vida: a respiração.

Grávida - Setembro Verde Esperança

Entidades se unem para conscientização sobre Asfixia Perinatal

Campanha “Setembro Verde Esperança”, idealizada pelo Instituto Protegendo Cérebros Salvando Futuros em parceria com diversas instituições do Brasil e no mundo.

A asfixia perinatal é condição grave decorrente a falta de oxigenação ao recém-nascido em momentos próximos nascimento. Representa a 3ª principal causa de morte (23%) neonatal no mundo inteiro! É a principal causa de lesão neurológica permanente em bebês nascidos a termo, em que grande parte pode ter o seu futuro comprometido por diversas sequelas neurológicas como paralisia cerebral, deficiência cognitiva, cegueira ou surdez.
Neste cenário, a doença apresenta um devastador impacto social e econômico. Importantes ações envolvendo a evolução no cuidado pré-natal, Programa de Reanimação Neonatal e Campanha Nascimento Seguro da Sociedade Brasileira de Pediatria tiveram importante impacto na prevenção da asfixia perinatal no Brasil.

Para sensibilizar seguidores já existentes e que apoiam a campanha e, visando alcançar novos seguidores, teremos como uma das nossas colunas de conteúdo, peças que buscam informar com qualidade e autoridade a sociedade, para que a mesma venha a propagar organicamente a mensagem do nosso movimento. Queremos provocar as entidades e instituições para se unirem à nossa ação de modo ativo, fortalecendo nossa rede de apoio e crescendo nossa comunidade.

A Asfixia Perinatal é uma condição grave que ocupa a terceira causa de morte de bebês logo após ao parto, representando 23% dos casos mundiais e é também a principal causa de lesão neurológica permanente. No Brasil, são dois bebês por hora que nascem com falta de oxigenação no cérebro. Esse impacto precisa ser sentido no setor público e privado para que venhamos estar em cada ponto de contato, comunicando a importância de serem instauradas políticas que visem diminuir os índices de mortalidade neonatal, em prol da conscientização dos riscos e do tratamento da Asfixia Perinatal.

Nossa comunicação trabalhará com uma linguagem leve, clara, direta e de fácil entendimento para que venhamos a ganhar mais apoiadores, mostrando assim, que juntos vamos longe e podemos mudar a jornada de vida de crianças e suas famílias.
Para que essa mensagem seja passada com potência, faremos postagens de depoimentos de mães, pais, médicos e de demais parceiros e apoiadores falando sobre histórias de transformação vividas direta ou indiretamente.

Essa campanha escolheu o Verde Esperança para conscientizar a população de que com tratamento adequado podemos minimizar o profundo impacto socioeconômico desta doença em nosso país.

Existem oportunidades de melhoria e muito trabalho de qualidade!

Há muito que pode ser feito em relação a prevenção, tratamento e acompanhamento desta população. Na última década, novas abordagens tiveram sua eficácia comprovada, mas após realizado o diagnóstico, estima-se que menos de 5% dos recém-nascidos asfixiados têm acesso ao tratamento e suporte mais adequado em nosso país.

Fatores relacionados à gestação, nascimento e período neonatal geralmente evitáveis por meio de cuidados integrados à saúde materno-infantil, podem mudar os resultados da vida dessas crianças e famílias.

Intervenções adequadas precisam ser elencadas e políticas públicas intersetoriais e de saúde específicas devem ser colocadas em prática e aprimoradas para reduzir as complicações do parto e nascimento.

Estamos muito honrados por termos a oportunidade de nos conectar para que possamos explicar o racional e objetivos da campanha Setembro Verde Esperança, Campanha Nacional de Conscientização sobre Asfixia Perinatal, segunda ou terceira principal causa de morte neonatal e principal causa de lesão neurológica em bebês nascidos a termo no mundo inteiro.

Dr. Gabriel Variane

Fundador, Instituto Protegendo Cérebros, Salvando Futuros

Dr. Gabriel Variane - PBSF

Parceria

Sociedade brasileira de pediatria

Apoiadores da Campanha

Logo BD
Logo Cardiovent
Logo Eurofarma
logo microsoft
AACD
Instituto Jô Clemente
logo santa casa de Misericórdia

Últimas notícias do Instituto

Depoimentos em vídeos

Natasha, Bruno, Bento e Joaquim.
Vinicius e Rumi
Íris, Thiago e Bento
Bartolomeu Otacílio e Felipe Manoel
Kátia, Régis e Giulia
Rene e Joaquim
Sara e Lucas
Carolina e Luigi | Fernanda e Breno
Robson e Arthur
Pular para o conteúdo